Motor de Portão Elétrico

O motor de portão elétrico é muito usado em estruturas muito grandes, especialmente quando o tamanho ou peso dificultam seu acionamento manual, embora sua instalação possa ter finalidade exclusivamente prática, tornando o cotidiano de quem frequenta o imóvel residencial, comercial ou industrial mais cômodo. O motor de portão elétrico é um equipamento fabricado em inúmeros modelos, se adequando perfeitamente aos diferentes tipos de portão, sempre com acionamento simples e a distância.

O que é motor de portão elétrico?

Para você que não abre mão da praticidade e da tecnologia, é importante investir em produtos que te garantem total segurança para o dia a dia, e um desses produtos é o motor de portão elétrico, um componente instalado em portões que vai contribuir para a proteção da sua residência ou estacionamento.

O portão automático é um modelo que vem sendo muito utilizado no dia a dia graças a segurança e resistência apresentada, podendo ser encontrado em diversos modelos, e até mesmo podendo ser fabricado de acordo com a preferência de cada cliente. E para seu funcionamento, o motor precisa estar em perfeito estado, pois qualquer problema pode impedir que os usuários consigam abrir ou fechar o portão.

O motor é o componente principal para o funcionamento do portão, sem ele é impossível conseguir abrir ou fechar o portão de maneira automatizada, por essa razão, é sempre importante mantê-lo conservado.

Como funciona o motor para portões elétricos?

Assim como existem vários modelos de portões elétricos, existem também vários tipos de motores para fazer com que eles funcionem normalmente, pois cada portão possui suas características, tamanhos e pesos. Em vista disso, iremos mostrar abaixo quais são esses motores e como eles funcionam.

Confira:

  • Motor para portão basculante: O motor para portão basculante funciona com um mecanismo que inclui contrapesos e cabos de aço, por isso quando ele é acionado, uma barra de torção começa a puxá-lo, fazendo com que o portão se eleve ou abaixe de forma gradual, mantendo o equilíbrio e o peso;
  • Motor para portão deslizante: É um modelo mais simples e prático para se instalar, e seu funcionamento acontece por meio de uma engrenagem que empurra a cremalheira presa ao portão de forma que ele abra ou feche;
  • Motor para portão pivotante: Esse motor necessita de um número maior de manutenções, pois trata-se de um tipo de motor que aumenta significativamente o peso do portão, fazendo com que mais força seja necessária para fazer o fechamento ou abertura, por isso, é sempre importante mantê-lo em dia com a manutenção.

O que fazer se o motor do portão elétrico parar de funcionar?

Os motores de portão podem parar de funcionar por diferentes motivos, podendo ser causado por mau uso, má conservação ou mesmo problemas internos no equipamento, mas para evitar isso, é necessário que os usuários saiba mantê-los sempre em boa conservação, lubrificando sempre que notar que o portão não está sendo aberto ou fechado de forma natural.

Se o problema persistir e permanecer por muito tempo, é importante procurar por uma empresa especializada, assim como a LCJV Portões, para que possam fazer a manutenção e acabar com o problema.

Vantagens dos portões automáticos

Agora que você já sabe como os motores funcionam nos portões e como eles têm grande importância, é válido que saiba também as vantagens de se instalar um portão automático na sua residência, para acabar com suas dúvidas de uma vez por todas.

Confira:

  • Segurança: Sem dúvidas a segurança é uma vantagem que deve ser destacada no portão automático, isso porque você consegue abrir ou fechar seu portão sem a necessidade de sair do veículo, sendo ideal para impedir roubos ou furtos;
  • Comodidade: Outra vantagem que os portões oferecem é a comodidade, principalmente em dias frios ou de chuva, pois você consegue entrar diretamente na sua garagem sem precisar sair do automóvel;
  • Acessibilidade: Quando instalado em residências ou comércios, os portões garantem uma ótima acessibilidade, principalmente porque proporciona maior autonomia para deficientes físicos ou para pessoas que tenham mobilidade reduzida;
  • Valorização: E não podemos deixar de mencionar a valorização que eles vão oferecer ao seu imóvel, isso porque os portões vão contribuir para uma fachada muito mais bonita e sofisticada, logo, o valor do seu imóvel se colocado para venda aumentará.

Saiba mais sobre o motor de portão elétrico

O equipamento também se destaca pela simplicidade de instalação e peças de reposição fáceis de serem substituídas em caso de defeito. Entre em contato com a LCJV Portões e tenha acesso a outros detalhes!